top of page

PICK LINGUAL

O freio lingual é um remanescente tecidual na linha média, entre o assoalho da boca e a língua; se inserido próximo à ponta da língua, ou se curto ou espesso, pode interferir com a mobilidade adequada do órgão, trazendo prejuízos na sucção, alimentação e na fala. 

A língua se desenvolve a partir do primeiro até o quarto arco branquial. Seus dois terços anteriores se formam entre a quarta e a décima semana de gestação, principalmente a partir do primeiro arco branquial, além de haver uma pequena contribuição do segundo.  

O resultado final é um frênulo lingual significantemente aderido à mucosa e ao tecido fibromuscular da linha média.

Anquiloglossia e amamentação 

 

A anquiloglossia tem sido apontada como um dos fatores que podem interferir negativamente na amamentação, diminuindo a habilidade do recém-nascido para fazer uma pega e sucção adequadas, dificultando o adequado estímulo à produção de leite e o esvaziamento da mama e causando dor nas mães durante a amamentação.

O tratamento indicado para recém nascidos é a Frenectomia Lingual, conhecido como Pick Lingual, que normalmente é feito nas primeiras horas de vida (quando diagnosticado na sala de parto).  Em alguns casos essa condição não é detectada nesse momento e o bebê acaba tendo muita dificuldade na amamentação. Nessa hora é preciso reavaliar para verificar a necessidade do “Pick”.  O Pick Lingual quando avaliado para realização, é feito sob anestesia local em consultório odontológico e pode ser realizado através da técnica tradicional ou de laser de alta potência. 

10000403.png
bottom of page